quinta-feira, 26 de abril de 2012

Arrebatadora música

     O Maestro Ernani Marones de Gusmão foi o convidado da Reunião Cultural promovida pela ALAM no último dia 24 de abril, quando expôs o tema "Reflexões sobre a música".
     Maestro Ernani inciou sua fala fazendo breves considerações a respeito da Musicologia, ramo da ciência que estuda a música, e seu encontro com a Antropologia, ramo científico que se ocupa das manifestações humanas, encontro que resultou na Etnomusicologia.
     Em pouco mais de uma hora, Ernani encantou a todos os presentes com sua fala que reunião o apuro técnico do cientista, as informações contextualizadas do historiador e a paixão e arrebatamento próprios do artista.
     Nas palavras do presidente da ALAM, Jornalista Othon Ávila Amaral, o público foi "brindado com uma fala rica e profunda que ainda guardou o mérito de ser envolvente.
O presidente da ALAM, Othon Ávila Amaral, em companhia do Maestro Ernani Marones de Gusmão

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Acadêmico Gláucio Cardoso lança seu novo livro de poesia




Mais uma vez, Gláucio Cardoso nos surpreende com sua mente fértil, e pouco tempo depois de seu último livro Enquanto Clara dormia, ele ressurge no cenário cultural com um novo livro,Sopros e outros poemas.

Minha segunda coletânea de poemas segue um caminho diferente de "Enquanto clara dormia" (2011). Para dar uma ideia de seu teor, aqui vão alguns trechos selecionados das "Palavras do autor":

"Depois que lancei Enquanto Clara dormia, ouvi mais de uma vez a pergunta: 'é um livro de poesia espírita?" e devo confessar que não sabia bem como responder de uma forma simples. Se por um lado todos os poemas que escrevi ali tinham maior ou menor influência das ideias espíritas, de outro não houve uma intenção, digamos, racional em assim fazê-lo.
Ainda sem pensar muito prossegui escrevendo e escrevendo, participando de encontros e conversas com poetas, em oficinas e papos informais, opinando bastante e ouvindo mais ainda.
[...]
Ao iniciar a seleção dos possíveis textos para o volume tive uma surpresa: a temática espírita se fazia presente de forma clara e hegemônica. Simplesmente aconteceu.
Por esta época li uma série de poemas do sírio Adonis, todos intitulados 'Árvore'. Decidido a racionalizar minha criação, me dispus a escrever uma série de dez poemas com o título 'Sopro'. Pela primeira vez me vi com um projeto poético pela frente.
[...]"

O livro conta com prefácio de Merlânio Maia e apresentação em forma de poesia de Eneida Nalini.
Título: Sopros e outros poemas
Editora: Virtual Books
ISBN: 978-85-7953-563-5
Lançamento oficial: 21 de abril de 2012, às 16h, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu (Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu-RJ)




Peça do Acadêmico Durval Meirelles no sábado 21 de abril

COITADO DO DR. CORNÉLIO MANSO

Esta é a peça de Durval Meirelles que será exibida neste sábado, às 20 h na CASA DE CULTURA DE NOVA IGUAÇU, Teatro Sílvio Monteiro, na Rua Getúlio Vargas, 51, Centro de Nova Iguaçu, próximo à estação de trem de NI.

O ingresso custa R$20,00.

APOIO CULTURAL:
Durval Meirelles Imóveis: creci 9272
e
Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Casa de Cultura de Nova Iguaçu

Mais informações:
durvalmeirelles@ig.com.br
7632-0586
No dia 27 de março de 2012 tomaram posse na ALAM, Adriana Igrejas, autora de "A fórmula da vida" e Laurinda Soares Delgado, no Auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, Rua Paraná, 443, Centro.
logo_menor



O evento foi aberto e presidido pelo presidente da ALAM, o jornalista Othon Ávila Amaral. Adriana Igrejas foi empossada na cadeira número 24, e tem como patrono Ary Barroso. O vice-presidente da Academia, Glaucio Varella fez a apresentação da escritora contista, cronista e romancista, autora da obra A Fórmula da Vida.



Adriana fez um eloquente discurso sobre Ary Barroso, lendo algumas de suas canções e depoimentos do artista em vida sobre diferentes assuntos. (Ver discurso mais abaixo)


A atriz Laurinda Soares Delgado, ocupa a cadeira de número 21 e tem como patrono Rui Afrânio Peixoto. Durante a solenidade, Laurinda foi saudada por Jorge Barros, um dos membros da diretoria da ALAM.






Presidente da ALAM, ao centro



Laurinda e Adriana

Os acadêmicos


Discurso de Posse na Academia de Letras e Artes de Mesquita
Adriana Igrejas
Excelentíssimo Senhor Presidente da Academia de Letras e Artes de Mesquita, o Senhor Jornalista Othon Ávila Amaral, Senhor Vice- presidente, Prof. Gláucio Varella, Senhores Acadêmicos, Autoridades aqui presentes e representantes, caros amigos, meus senhores, minhas senhoras.
É com orgulho e, sobretudo, com humildade que adentro o mundo das Letras, passando assim a fazer parte desta nobre Academia e a poder contar com a ilustre compahia de tantos brilhantes, talentosos e geniais poetas, poetisas, contistas, cronistas, escritores e artistas.
Comecei a escrever muito cedo, na infância, mas sempre me pareceu muito distante este universo dos literatos, os acadêmicos... gente distante demais, inteligente demais, feitos de glória e de nuvens. Portanto, perdoem-me se ainda tenho a sensação de irrealidade neste exato momento. É que, apesar de sempre ter sido uma escritora na alma, bem pouco tempo faz que publiquei realmente meu primeiro livro, só meu, não uma coletânea. Ainda me soa estranho quando penso ou digo que sou escritora. Ainda me parece ousado demais, um atrevimento, achar que posso fazer parte desse universo que sempre admirei e estudei como leitora, como estudante, como professora. Mas aqui estou. Agradeço de coração e imensamente ter sido acolhida nesta célebre academia por estes distintos acadêmicos. Agradeço também a Deus, força suprema, energia e luz que rege o universo, por me agraciar com um dom e, bondosamente, me permitir colher alguns louros. É uma honra inenarrável e indescritivel poder estar aqui hoje, ter chegado a esta realização de um sonho.
Venho a ocupar a Cadeira de número 24, cujo patrono é Ary Barroso, grande compositor brasileiro, reconhecido internacionalmente e autor de uma canção que se tornou um hino popular brasileiro: Aquarela do Brasil. Literatura e Música popular se misturam, na medida em que os versos do compositor ainda são versos. Cantados, eles vão mais longe, atingindo um mundo de pessoas, muitas que jamais leriam um poema escrito. A canção faz a poesia chegar aos lábios de todos, faz com que tanto os sábios, os doutores, os letrados quanto os iletrados, incultos e excluídos a saboreem; cada um apreciando-a como pode, indo mais fundo na absorção de seu conteúdo, ou simplesmente apreciando suas rimas e musicalidade. A música popular e suas canções é a democratização da poesia. Sim. Viva o poema simples, que está presente em todos os estilos musicais brasileiros e que enriquece a Literatura, como arte viva e pulsante! Dessa forma, Ary Barroso é mestre. Cantou em seus versos a cultura brasileira e seu povo com a maestria de quem era parte desse universo.
Filho do deputado estadual e promotor público João Evangelista Barroso e Angelina de Resende, aos oito anos, órfão de pai e mãe, Ary Evangelista Barroso, ou simplesmente, Ary Barroso, pois ele teria sido o primeiro artista brasileiro a adotar um nome artístico por causa da numerologia, foi adotado pela avó materna, Gabriela Augusta de Resende. Realizou estudos curriculares na Escola Pública Guido Solero, Externato Mineiro do prof. Cícero Galindo, Ginásios: São José, Rio Branco, de Viçosa, de Leopoldina e de Cataguases. Estudou teoria, solfejo e pianocom a tia Ritinha. Com doze anos já trabalhava como pianista auxiliar no Cinema Ideal, em Ubá. Aos treze anos trabalhou como caixeiro da loja "A Brasileira" e com quinze anos fez a primeira composição, um cateretê "De longe".
Em 1919, Ary Barroso veio ao Rio pela primeira vez. As coisas que mais o impressionaram no Rio de Janeiro foram o tamanho da Estação da Leopoldina, o número de pessoas na rua e é claro, o mar.
Em 1920, com o falecimento do tio Sabino Barroso, ex-ministro da Fazenda, recebeu uma herança de 40 contos (milhões de reis). Então, aos 18 anos veio ao Rio de Janeiro estudar Direito, ali permanecendo sob a tutela do Dr. Carlos Peixoto. A fortuna deixada pelo tio deveria durar até o final do curso da Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), mas como Ary era adepto da boemia, em menos de três anos gastou todo o dinheiro em bares e como era vaidoso, em roupas e chapéus e bengalas, acessórios elegantes e de status da época, provavelmente algo como ter um smart phone hoje em dia. Assim, ele é reprovado na Faculdade, abandonando os estudos no segundo ano. Suas economias exauriram o que o fez empregar-se como pianista no Cinema Íris, no Largo da Carioca e, mais tarde, na sala de espera do Teatro Carlos Gomes com a orquestra do maestro Sebastião Cirino. (Lembrando que o cinema da época tinha fundo musical ao vivo). Tocou ainda em muitas outra orquestras.
Em 1926 retoma os estudos de Direito, sem deixar a atividade de pianista. Dois anos depois é contratado pela orquestra do maestro Spina, de São Paulo, para uma temporada em Santos e Poços de Caldas. Nessa época, Ary resolve dedicar-se à composição. Compõe "Amor de mulato", "Cachorro quente" e "Oh! Nina", em parceria com Lamartine Babo, seu contemporâneo na Faculdade de Direito.
Em 1929 obtém, finalmente, o bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais. Seu colega de Faculdade e grande incentivador, Mário Reis, grava "Vou a Penha" e "Vamos deixar de intimidades", que se tornou o primeiro sucesso popular.
Nos anos 1930, escreveu as primeiras composições para o teatro musicado carioca. Aquarela do Brasil teve a primeira audição na voz de Aracy Cortes e regravada diversas vezes no Brasil e no exterior. Recebeu o diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood pelatrilha sonora do longa-metragem Você já foi à Bahia? (1944), de Walt Disney.
Em 1937 lançou, na Rádio Cruzeiro do Sul, o programa "Calouros em Desfile", onde obrigava os candidatos a só cantarem músicas brasileiras. Depois, essa atração vai para a TV Tupi. Em 1938 Vai para a Rádio Tupi onde atua como lucutor, comentarista, humorista e ator.
A partir de 1943, manteve durante vários anos o programa A hora do calouro, na Rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro, no qual revelou e incentivou novos talentos musicais. Também trabalhou como locutor esportivo (proporcionado momentos inusitados ao sair para comemorar os gols do seu time o CR Flamengo). É autor de centenas de composições em estilos variados, comochoro, xote, marcha, foxtrote e samba. Entre outras canções, compôs Tabuleiro da baiana (1937), muito conhecida (cantar: O tabuleiro da baiana tem...) e (Os Quindins de Yayá) (1941), Boneca de piche, etc.
Em 1946 Ary é eleito o segundo vereador mais votado do Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Como vereador, ficou marcado por seus discursos inflamados e por ter apoiado a construção do Estádio Mário Filho.
Durante a década de 1940 e a década de 1950 compôs vários dos sucessos consagrados porCarmen Miranda no cinema. Ao compor Aquarela do Brasil inaugurou o gênero samba-exaltação. Apesar das críticas recebidas, como a do cunhado que disse: coqueiro que dá côco? O que você queria que ele desse? Ele não se importou e disse estar inspirado de um grande sentimento nacionalista. Foi quando surgiu para ele o retrato de um Brasil glorioso.
Ary Barroso também era locutor esportivo. Torcedor confesso do Flamengo, torcia descaradamente a favor do rubro-negro nas transmissões que eram feitas pelo rádio. Quando o Flamengo era atacado, ele dizia mensagens do tipo:"Ih, lá vem os inimigos. Eu não quero nem olhar.", se recusando claramente a narrar o gol do adversário. Quando o embate era realizado entre equipes que não fossem o Flamengo, sempre que saía um gol, primeiro ele narrava, e depois tocava uma gaita. Diz-se que Ary Barroso abandonou a narração esportiva, depois da derrota do Brasil na Copa de 1950, tamanha foi sua decepção.
Também teve um programa Rede Tupi intitulado “Encontro com Ary”.
Morreu no Rio de Janeiro, em 1964, de cirrose hepática decorrente de alcoolismo, e está enterrado no Cemitério de São João Batista. No ano em que morreu, a escola de samba Império Serrano ia desfilar o tema Aquarela do Brasil. Ary não chegou a ver o desfile, pois morreu no dia 9 de fevereiro, pouco antes do Carnaval. O Rio de Janeiro foi tomado então de uma comoção geral. Muita emoção.
Segundo o jornalista Ronaldo Evangelista, em 20/08/2010 na Folha de S.Paulo: “Não há música feita no Brasil sem influência de Ary Barroso”. Ary Barroso é importante por tudo e sua história se confunde com a da música brasileira. Todas as biografias passam por Ary Barroso: Raul de Souza, Elza Soares, Luiz Gonzaga, Dolores Duran, Jamelão e centenas de outros começaram ali. Se já teria o nome nas enciclopédias garantido pelo tanto que fez, o lugar no Olimpo Ary garantiu com a sofisticação de suas canções e suas inovações como compositor. A música acima de tudo em sua história.
Além de ter deixado mais de 400 músicas, entre elas composições que alçaram a música popular brasileira ao cenário internacional, Ary deixou textos e relatos em jornais ou cartas, entrevistas, que retratam de modo geral sua visão de mundo como artista e ser humano. Vejamos algumas delas:

Bancos da praia
Ary Barroso - O Globo

Melhor que alcovas, onde, egoisticamente, o amor se oculta. Bancos da praia - feira de gestos lúbricos ou mercado de atitudes loucas! Bancos da praia - tribuna de beijos e exposição deesfregações! Bancos da praia - paraíso dos amantes, sepultura da polícia!
Copacabana ensolarada
Ary Barroso

O verão está chegando. As montanhas amanhecem lavadinhas de sereno. O céu anda completamente bonito. O horizonte afastou-se para dar mais oceano a gente. Copacabana entregou-se de corpo e alma ao velho Sol. Os "brotos" estão brotando de todos os lados. Os "golfinhos" também. Quem mais se alegra com a chegada do verão são os donos dos bares e restaurantes, porque tiram o ventre da miséria. Bem entendido: os da orla da praia.
Vou todo
Ary Barroso

Amanhã irei a uma gafieira. Preciso ir. Preciso ver aqueles pares sambando. O "mestre-sala" manobrando. O trombone chorando. A cerveja entornando. Os cabelos esticados brilhando. Quando, periodicamente, dava um pulo no "Elite", era mais compositor e compreendia melhor o sentido exato do "samba com telecoteco". A música de boate convida à melancolia. A música de gafieira espanta as mágoas e é mais Brasil! Vou lá. Mas, vou todo!... Depois te conto.



Entrevista ao jornalista Walter Prestes
Ary Barroso

Vou bater-me pela criação da Sociedade Protetora dos Compositores. Os autores brasileiros não podem continuar ganhando 2 ou 3 tostões por pedaços que lhes arrancam da alma.
Infelizmente, Ary, muitos artista ainda vivem assim. Só mudou o dinheiro.
Sobre a profissão de advogado
Ary Barroso

A profissão de advogado é muito estática. Creio que daria um excelente causídico, principalmente no crime. Eu sou mais dinâmico. Não tomei posse no cargo, porque o meu caminho era outro... a música popular.
Sorte a nossa.

Definindo a poesia
Ary Barroso

Por que a poesia?
Por que é o melhor caminho da vida. Não há vida sem poesia.

Qual o primeiro verso?
Ma-mãe. O verso que toda gente diz.

O senhor se sentiu no primeiro verso?
O primeiro verso é que me sentiu nele.

Viagem de bonde
Ary Barroso - O Jornal

Como estivesse na Rua do Catete e sem carro, peguei o primeiro bonde que passou e voltei à cidade - Não sei há quantos anos não me servia dos bondes da Light! Por isso, estranhei demais. Bonde era bom no meu tempo de estudante de Direito. Viajava-se folgado, tranqüilo, barato. Agora é um inferno! Gente como o diabo! No banco de cinco vão sete e mais uns quatro de pé à nossa frente. Nem jornal se pode ler. Antigamente as senhoras eram gentis, maneirosas, educadas. Hoje, Deus me livre. Vão entrando, vão pisando na gente, vão amassando tudo e nem pelota. Para se descer é um verdadeiro sacrifício. E como os bondes estão velhos e enferrujados, jogam e rangem, travam e arrancam fazendo dos passageiros verdadeiros coquetéis. For favor! De bonde, só... a pé!
Agora, meus amigos, vocês podem imaginar se Ary Barroso visse como andam os ônibus e trens de hoje?



Vida noturna
Ary Barroso

Pergunto: Há vida noturna no Rio de Janeiro? Se vida noturna é freqüentar os mesmos bares; correr os mesmos restaurantes; ver as mesmas caras; ouvir os mesmos cantores com as mesmas músicas; assistir os mesmos "shows"; discutir os mesmos assuntos; - se vida noturna é isso, a vida noturna carioca é formidável. E conservadora: não muda nunca. Entra ano, sai ano, é a mesma. De vez em quando aparece por aí um "Lido", uma Amalia Rodrigues, um Silvio Caldas ou uma Elizete Cardoso. Passam depressa e tudo retorna à tranqüilidade clássica. Os bares são semelhantes. As variações são mínimas. Tudo escurinho. Já se sabe que o amor adora a meia luz. Um pianista. Uma cantora. O "barman". A dose raquítica de uísque. O preço gordíssimo. Aves noturnas, tresnoitadas. Vazio, o bar parece corredor de Santa Casa. Cheio, pouca diferença tem de um mercado de peixe: gritaria. O carioca não sabe conversar baixinho. E a fumaceira? Os olhos se nos ardem até às lágrimas. E o freguês chatíssimo que nos abraça vigorosamente oito vezes e conta a mesma estória, quatro? E o chofer que só atende a clientes "para a zona norte"? E a mulher que nos vem vender flores de papel de seda? Vida noturna... O Rio tem vida noturna..
Suas composições atravessaram gerações. Foram gravadas e regravadas por dezenas de artistas. Ainda hoje são largamente conhecidas como:
A Vida Não É Aventura
Você pensa que a vida é aventura
E que tudo no mundo é ilusão
Você pensa que eu sou criatura
Sem cabeça e sem coração
Já sofri e conheço este mundo
E já sei onde devo pisar
O que eu quero é um afeto profundo
Quero alguém a quem possa amar
Já vivi, a falena queimou-se
E das cinzas surgiu nova vida
O que eu fui terminou, acabou-se
Como seca, no peito, a ferida
Nova vida. E na praia um recanto
Para olhar o horizonte sem fim
Já não choro, secou o meu pranto
Encontrei-me bem dentro de mim
Abc do Amor
A letra A alegria e amizade
A letra B brincadeira e bondade
A letra C carinhosa e caridade
A letra D desejar dignidade
A letra E emoção e eternidade
A letra F feita de felicidade
A letra G grande é a generosidade
A letra H harmonia e humildade
A letra I implantar a igualdade
A letra J junto L liberdade
A letra M com mais musicalidade
A letra N nossa grande novidade
A letra O olha a originalidade
A letra P prá ter personalidade
A letra Q nós queremos qualidade
A letra R na rua, no rio da realidade
A letra S sempre com serenidade
A letra T tendo a vida tão florida
A letra U união prá toda vida
A letra V viva a vida de verdade
A letra X xô prá lá tristeza e dor
A letra Z zelamento de amor
Três Lágrimas
Eu chorei
Pela primeira vez na minha vida
Quando nossa vida se complicou
Éramos então duas crianças
Cheias de vida e de esperança

Lembro-me bem do teu olhar espantado
Quando te roubei um beijo bem roubado
E uma lágrima dos olhos me rolou
Eu chorei
Pela segunda vez na minha vida
Quando minha vida desmoronou
Tínhamos então mais vinte anos
Mágoas, saudades, desenganos
Lembro-me bem do teu olhar esquisito
Quando te olhei surpreso e muito aflito
E uma lágrima dos olhos te rolou
Eu chorei
Pela terceira vez na minha vida
Quando minha vida se acabou
Ia pela rua amargurado
Quando ouvi bem o teu chamado

Lembro-me só que já fugira a meiguice
Do teu lindo olhar agora era a velhice
E uma lágrima dos olhos nos rolou.
Bahia imortal
Ary Barroso - 1945
Salve a Bahia imortal
Do Senhor do Bonfim
Que toma conta de mim
Terra tradicional
Salve São Salvador.
O poeta Castro Alves
Pai da gente de cor
Bahia que nasceu
Cresceu forte e varonil
Terra que foi o berço do Brasil.

Bahia que canta
Nas noites estreladas
Das batucadas
E as lindas baianas, faceiras
Mexendo os quadris
Salve a morena brasileira
Chama o baiano pra sambar
Deixa o baiano batucar.

Gosto de ver o seu jeito de batucar
As cadeiras bolindo, que é de amargar
Oh, baiana, faz isso comigo, não
Presta atenção e vai vendo como é
Que a baiana dengosa, bate o pé
E levanta o pó do chão
Vira pra cá, ô lelê
E vira pra lá, ô lalá
Tem pena, Iaiá, tem pena
Se é pecado roubar um beijinho só
Eu vou ser pecador, juro que vou ser
Oh, baiana faz isso comigo, não
Quem peca não vai pro céu
Cai no samba também
Que te faz muito bem.

Ainda hoje, Ary Barroso é considerado pela crítica como um dos mais férteis compositores brasileiros. Sinto-me emocionada de trazer hoje à memória de tão sublime talento. Expressar-se em versos, dizendo muito em poucas linhas é talento único e elevado. Eu, que não escrevo em versos, mas sim em prosa, preciso de muitas linhas para contar uma história, como atestam as 432 páginas de A fórmula da vida”. Admiro o trabalho do poeta-compositor que cantou em versos as belezas do Brasil, assim como Gonçalves Dias anteriormente fez e muitos outros. Espero sinceramente ser digna de ocupar a Cadeira de tão notável patrono, a quem rendo homenagem final com Aquarela do Brasil, seu mais conhecido sucesso.
Aquarela do Brasil (Brazil ou Aquarela brasileira)
Ary Barroso - 1939
Dados do http://www.arybarroso.com.br/





Discurso de recepção de Adriana Igrejas como membro efetivo da Academia de Letras & Artes de Mesquita (Cadeira nº 24, Patrono Ary Barroso)
Ac. Glaucio Cardoso
Ilustríssimo senhor presidente da ALAM, jornalista Othon Ávila Amaral;
Ilustres colegas acadêmicos;
Autoridades presentes e representadas;
Senhoras e senhores;
É com a alma plena de júbilo que dirijo-me a vós outros. Júbilo este nascido da honra de que me sinto investido por proceder à apresentação de Adriana Igrejas como membro da nobre instituição que nos agrega. Bem sei que o protocolo manda que se lhe faça um panegírico biográfico; entretanto vejo-me impelido a quebrar tal protocolo por dois motivos que reputos justos.
Primeiro pelo fato de que uma vida não cabe de modo acertado em umas poucas linhas, correndo-se o risco de diminuir-se o biografado quando se deveria apenas apresentá-lo.
Segundo porque se existe uma forma de dar conta da essência de um artista, é mediante o debruçar-se em sua obra. Charles Chaplin, perto do fim de sua vida, teria dito a um repórter que pretendia escrever-lhe a biografia: “Se quer me conhecer, veja meus filmes.”
É com este espírito de ideias que peço licença para debruçar-me sobre os escritos de Adriana Igrejas, tentando sua análise pelo viés estruturalista tão ao gosto de nomes como Tomachevski, Brik e outros teóricos pertencentes à corrente do formalismo russo.
Existe uma literatura feminina? Esta é uma pergunta que se apresenta nas mais diversas formas e sobre gêneros distintos. A história literária está repleta de vítimas deste pensamento reducionista do fenômeno literário. Cito dois exemplos: a francesa Amandine Aurore Lucile Dupin, que se viu forçada pelas contingências de seu tempo a assinar sua obra com o pseudônimo “George Sand”, e a brasileira Clarice Lispector que, após publicar Perto do coração selvagem (1944), leu do crítico Sérgio Milliet a afirmação de que aquele “nome desagradável” só podia tratar-se de um pseudônimo sob o qual escondia-se um raro escritor.
Até bem pouco tempo era comum dizer-se de uma escritora cujos textos apresentassem certa densidade que ela “parecia escrever com os testículos” e não foram poucas as autoras cujas obras naufragaram quer por submeterem-se à escrita “masculina”, quer por sacrificarem a liberdade criativa em nome de uma afirmação da feminilidade em seus escritos. Plena qualidade literária só foi alcançada por escritoras que se colocaram à margem destas questões para simplesmente darem vazão à expressividade, patamar no qual situa-se a já citada Clarice Lispector, bem como Raquel de Queiroz, Ana Maria Machado, Auta de Souza, Ana Miranda e Hilda Hilst. Felizmente, parece-me que podemos adicionar o nome de Adriana Igrejas a tal lista.
Ao entrar em contato com a escritora Adriana Igrejas, é preciso preparar-se para três diferentes vieses literários: a crônica, o conto e o romance. Embora guardem certas semelhanças, tratam-se de estilos com aspectos muito específicos que não podem ser ignorados sem prejuízo tanto para o leitor quanto para o escritor.
A cronista Adriana Igrejas possui uma leveza enganadora, pois esconde sua convicção férrea apresentando-a em uma prosódia suave, quase poética, porém com uma capacidade argumentativa que nos remete aos principais representantes do gênero, como Fernando Sabino e Rubem Fonseca. A este aspecto cabe o dito popular “luva de pelica cobrindo um soco inglês”.
Mas é no conto que a escritora se revela. Herdeira da tradição modernista, Adriana constrói suas narrativas com uma linguagem concisa e enxuta, na qual a fragmentação confere agilidade e dinamismo ao texto (o que lembra em muito Alcântara Machado) de modo a dizer tudo com um mínimo de palavras.
Os contos parecem ter dado à escritora a coragem para uma ousadia: um romance! E onde tantos caíram, Adriana triunfou.
A escrita romanesca apresenta diversos riscos aos autores. É preciso manter o interesse dos leitores sem permitir que a narrativa perca ritmo ou se estenda para além do necessário e mesmo escritores experientes podem não ser capazes de fugir às armadilhas que a escrita acarreta, como aconteceu com o polonês Joseph Conrad, autor de obras primas como O Coração das trevas, Lord Jim, A loucura do Almayer e Nostromo, mas que fracassou em seu último romance cujo título é, ironicamente, Vitória.
Ao migrar do conto para o romance o autor está em terreno perigoso. Por vezes o contista sobrepuja o romancista e o texto termina por constituir-se numa colcha de retalhos que busca, em vão, apresentar alguma unidade.
Tal não se deu em A fórmula da vida, no qual o que vemos é o casamento perfeito e harmonioso da linguagem concisa com o desenho detalhado (mas não enfadonho) dos personagens, lugares e situações, fator que aproxima a escritora do inigualável Guimarães Rosa.
Espero que estes apontamentos sobre a obra de Adriana Igrejas fiquem defasados o quanto antes, pois é meu desejo sincero que a autora prossiga em sua escrita e, seguindo seu sobrenome, continue a depositar suas oferendas no altar da Literatura.
Glaucio V. Cardoso
27/03/12

Posse da Acadêmica Zaly B. Machado


No dia 29 de novembro de 2011, tomou posse na ALAM- Academia de Letras & Artes de Mesquita, a Professora Zaly Barbosa Machado, passando a ocupar a cadeira de número 15 que tem como Patrono Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac. Teve como padrinho o Acadêmico Prof. Durval Meirelles Coelho. A cerimônia foi presidida pelo Presidente da Academia, o Senhor Othon Ávila Amaral e contou com presença dos outros acadêmicos, autoridades e convidados.


Introdução:
Na Bíblia Sagrada, há o registro das sábias palavras do rei Salomão dizendo que há tempo para todas as coisas debaixo do céu. Agradeço a Deus por este tempo na minha vida e dedico-lhe toda honra advinda do que aqui se registrar nesta noite.

Hoje comemoramos onze anos de fundação ALAM e, devido ao esforço dos Acadêmicos, ela se faz presente como órgão divulgador da cultura local e da cultura, de modo geral, e se envolve efetivamente na vida social, cultural, política e religiosa de nossa sociedade, oferecendo aos mesquitenses a oportunidade de assistir a palestras de alto nível, a participar de saraus e outros eventos, e a tomar conhecimento das ações culturais de municípios vizinhos.



E, nesta data tão significativa para nós, aqui estou eu, timidamente, sendo empossada , pela benevolência e simpatia dos colegas, como um dos seus pares.

Coube-me (quanta honra! ) a cadeira número 15 , cujo Patrono é o poeta Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac( cujo nome, por si só, já constitui um verso alexandrino ) que procurarei honrar, e que foi ocupada anteriormente pela poetisa Dalma Rodrigues.

ADMALDA RODRIGUES DA SILVA

DALMA RODRIGUES (nome artístico )

Nasceu em São Fidélis, no Município de Campo Alegre,Estado do Rio de Janeiro.

Filha de Antônio Rodrigues e de Amélia Nunes da Silva, é penúltima filha de uma família constituída de nove irmãs e um irmão.

Ainda menina, aprendeu a gostar de música, quando “Seu Rodrigues”, como era chamado seu pai, promovia bailes em casa, nos finais de semana.

Quando veio para o Rio de Janeiro, cursando ainda o primário, gostava de cantar as canções da época e se encantava com os versos de Bilac, que eram muito difundidos nos livros escolares de seu tempo.

Já adolescente, teve a oportunidade de assistir, pela primeira vez, à projeção de um filme no cinema.

Mesmo gostando tanto da língua expressa por meio da música e da poesia, escreveu seu primeiro poema quando as filhas já eram adolescentes.

Enfrentou muitas barreiras da família para realizar seus projetos de vida relacionados à arte.

Era cantora, compositora, poetisa e atriz.

Em 2006 gravou o CD “Raio de Luar“, realizando um dos seus grandes sonhos.

Foi aluna do curso de teatro ministrado pelo professor Durval Meirelles, contracenando com ele em algumas ocasiões. Além de atuar durante vários anos no teatro, participou também de alguns filmes.

É de sua autoria a poesia PARA SER FELIZ , publicada na Coletânea dos Poetas e Artistas Plásticos Amigos de Mesquita , em 2009, sob Coordenação do acadêmico Antonio Neves, em que expressa em linguagem clara e simples o anseio de sua alma insatisfeita : realizar um sonho, amar, voltar a ter esperança, poder dividir sua felicidade com os outros e aceitar que nem todos, como ela, acham, veem e querem um mundo belo.

Dalma faleceu neste ano , em data desconhecida por nós.

“Para ser feliz

Preciso apressar os passos

Para alcançar aquele sonho meu

Preciso juntar meus braços num abraço

E ter de volta a esperança que se perdeu.

.....................................................................

E lembrar que felicidade

É dividir com a humanidade

Todo o amor que existe no meu eu.

......................................................................

Preciso esquecer

A ingenuidade de pensar

Que todos acham o mundo belo

Como eu acho, vejo e quero!”

Mas, para chegarmos ao ano de 1888, quando Olavo Bilac publicou seu primeiro livro, precisamos conhecer um pouco da história da literatura brasileira. Devido à extensão da obra do Autor, farei apenas um recorte de suas poesias .

1- A Literatura Brasileira no século XIX

Durante o século XIX, desenvolveu-se no Brasil, um movimento literário chamado ROMANTISMO, que constituiu o período do verdadeiro início de nossa literatura com a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

Foi um movimento muito rico, com muitos desdobramentos ,mas uma característica distingue o escritor romântico de todos os outros- o gosto pela expressão franca dos sentimentos, dos sonhos e das emoções que povoam seu mundo interior, numa atitude individualista e profundamente pessoal.

São deste período poemas conhecidos de todos nós, como Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, publicado há 168 anos (1843 ):( “Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o Sabiá, / As aves que aqui gorjeiam, / Não gorjeiam como lá.”) Ou ainda de Casimiro de Abreu o poema Meus Oito Anos (“ Oh! Que saudades que tenho/ Da aurora da minha vida,/ Da minha infância querida,/ Que os anos não trazem mais!” ) E muitas poesias, romances e peças teatrais proliferaram à época.

Mas, o mundo passa por transformações, a sociedade muda e a forma de expressão também e, a partir da segunda metade do século XIX, começou na França outro movimento literário chamado REALISMO, cujo início, no Brasil, é marcado pela obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, em 1881.

Segue-se o NATURALISMO, que enfatizava o aspecto materialista da existência humana, sendo Aluísio de Azevedo o autor mais tipicamente naturalista de nossa literatura, destacando-se, entre outras, sua obra O cortiço ( 1890 ), que mexeu com a cabecinha de muitos estudantes do século passado.

E enquanto a prosa realista representou uma reação contra a literatura sentimental dos românticos, a poesia pregava a rejeição do “excesso de lágrimas” e da linguagem coloquial do Romantismo. A poesia lânguida, chorosa, idealista dos românticos era incompatível com os ideais do século antirreligioso, alicerçado na razão, na ciência e no progresso.

1.1.Parnasianismo

Como conseqüência das novas idéias, no final do século XIX, teve início no Brasil o movimento poético chamado PARNASIANISMO (1890 a 1911 ) , que valorizava o cuidado da forma e a expressão mais contida dos sentimentos. O autor parnasiano deveria desaparecer ,em favor do estilo, para que a rima rara, a chave- de- ouro do soneto e o brilho do verso se manifestassem em sua grandiosidade .

“ É de assinalar, porém, entre os nossos parnasianos, que, embora tenham produzido numerosas obras puramente objetivas, não sacrificaram jamais a sua natural sensibilidade .
Nos seus versos quase sempre vibra a alma brasileira, a alma tropical, com toda a sua força, em livre expansão, apesar dos preconceitos da corrente a que estavam filiados.” (MONTEIRO, Clóvis, p 256 )

1.1a. Poetas parnasianos:

Os poetas da escola parnasiana que mais se evidenciaram foram Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac. Representam o que de mais alto produziu a nossa poesia em todas as fases de sua história, preenchendo a sua obra todo um período da nossa história literária.

Outros parnasianos que também enriqueceram a literatura deste período foram: Vicente de Carvalho , Francisca Júlia, Luís Delfino, B. Lopes, Augusto de Lima, Guimarães Passos e Machado de Assis,

É neste movimento literário que se insere nosso poeta.

2-OLAVO BRAZ MARTINS DOS GUIMARÃES BILAC

2.1. Vida

Considerado um dos nossos maiores poetas nacionais , o mais lido e admirado.Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, onde criou a cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias (1896). Foi eleito “Príncipe dos Poetas Brasileiros“ pelos literatos da sua época.É autor do Hino à Bandeira Nacional. Conferencista de platéias elegantes, sua obra tornou-se leitura obrigatória, sendo declamado nos círculos literários.

Participou ativamente da vida pública do país. Era desafeto do marechal Floriano Peixoto e foi exilado em Ouro Preto, MG, por fazer oposição ao governo dele.

Exerceu diversos cargos públicos na cidade do Rio de Janeiro, entre eles o de inspetor escolar.

Promoveu campanhas pela alfabetização e de mobilização em favor do serviço militar obrigatório.

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 06 de dezembro de 1865 onde também morreu em 28 de dezembro de 1918,aos 53 anos. Era filho de Dr. Braz Martins dos Guimarães Bilac e de Delfina Belmira dos Guimarães Bilac. Sua morte comoveu o país, principalmente o Rio de Janeiro.De acordo com os jornais da época, suas últimas palavras foram: “Deem-me café! Quero escrever!.” (Secchin, in 100 anos de poesia-Parnasianismo,p.42).

Cursou e abandonou as faculdades de Medicina e Direito para dedicar-se exclusivamente à literatura, passando então a escrever para jornais e revistas, o que causou o rompimento com seu pai, que só conhecera aos cinco anos de idade, quando este voltou da Guerra do Paraguai. Após romper com seu pai, saiu de casa,tornando-se boêmio e passando a frequentar as confeitarias do Rio de Janeiro, em companhia de outros poetas da época.

Estreou aos 23 anos com a publicação de “Poesias“ ( 1888) , ganhando imediato reconhecimento de público e crítica. A segunda edição desta obra só ocorreu 14 anos depois, em 1902, acrescentada de três novas partes.

A cada publicação, Bilac acrescentava novas poesias à sua obra, pois entendia que o poeta deveria ser homem de apenas um livro; nas edições póstumas este critério foi alterado.

Em 1916 fundou a Liga de Defesa Nacional.

2.2. Obra

Sua obra é variada nos seus aspectos, além de rica na substância e exemplar na forma. Nos versos vibram as paixões da mocidade, sentimentos fortes e profundos e ternura comovedora.

Extraiu das grandes épocas da História da Humanidade assuntos para suas poesias modelares.Penetrou também na história brasileira e colheu material para diversos poemas em que se sente a alma patriótica, procurando preparar os moços para os destinos reservados à nossa Pátria.

”Bilac não é apenas um dos maiores poetas nacionais. É poeta que honraria a mais culta literatura de qualquer época e de qualquer língua. Os seus versos, graças à fecundidade do seu espírito, têm o dom de inspirar poesia a quantos saibam senti-los – e quem não os sabe sentir? “ (Monteiro, Clóvis, p.267 )

Em sua Profissão de Fé ao Parnasianismo, o poeta se autodefine ao afirmar que, quando escreve, inveja o ourives, acentuando a importância da escolha das palavras precisas, do cuidado com as frases e realça o polimento dos versos, para que o poema se torne semelhante a uma jóia.

“Invejo o ourives quando escrevo:/ Imito o amor / Com que ele , em ouro, o alto-relevo/ Faz de uma flor// Torce, aprimora, alteia, lima/ A frase; e enfim,/ No verso de ouro engasta a rima, / Como um rubim. / Quero que a estrofe cristalina,/Dobrada ao jeito/ Do ourives, saia da oficina/ Sem um defeito. “

No poema A um Poeta mostra que a fama deveu-se não apenas à sua índole de artista, mas à própria concepção de arte: “Longe do estéril turbilhão da rua ,/Beneditino, escreve!
No aconchego/ Do claustro, na paciência e no sossego,/ Trabalha , e teima, e lima, e sofre, e sua! //Porque a beleza, gêmea da Verdade/ Arte pura, inimiga do artifício,/ É a força e a graça na simplicidade.“

Coloca em prática sua definição de arte como “a força e a graça na simplicidade” na obra Poesias Infantis ,1904, uma coleção de 58 poemas, metrificados , falando de forma simples sobre a natureza e a virtude.

Quem não se lembra de ter lido, em seu livro escolar ,o belíssimo poema O Pássaro Cativo em que o autor prega a liberdade ,descrevendo a aflição de um pássaro capturado por uma criança , dizendo o que a ave diria, se pudesse falar.

O pássaro cativo
Armas, num galho de árvore, o alçapão
E, em breve, uma avezinha descuidada,
Batendo as asas cai na escravidão.
Dás-lhe então, por esplêndida morada,
A gaiola dourada;
...
"Não quero o teu alpiste!
...

Não quero a tua esplêndida gaiola!
...
Com que direito à escravidão me obrigas?
....
Por que me prendes? Solta-me, covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade!
Não me roubes a minha liberdade...
Quero voar! Voar!
...
E a tua mão tremendo lhe abriria

A porta da prisão...

Ou aquela em que duas meninas brigaram tanto por uma boneca, que a rasgaram ao meio, ficando ambas sem o brinquedo?

A BONECA


Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.
........................................

Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.

E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca . . .

E aquela em que retratou o desespero do fiel Plutão, cachorro que permaneceu no cemitério, onde foi encontrado morto, junto à sepultura de Carlinhos, seu pequenino dono, que não resistira a uma enfermidade?

Plutão


Negro, com os olhos em brasa,
Bom, fiel e brincalhão,
Era a alegria da casa
O corajoso Plutão.

.........................................

Foram um dia à procura
Dele. E, esticado no chão,
Junto de uma sepultura,
Acharam morto o Plutão.

Mas, como preciso dar ordem à minha fala, utilizei o agrupamento das obras parnasianas de Bilac, de acordo com suas características, feita pelo professor José de Nicola , e exemplifiquei cada fase com um texto, para termos uma visão melhor do todo.

a)Em Panóplias, o poeta está voltado para a Antiguidade Clássica, basicamente para Roma. Para esta fase, destaquei O Incêndio de Roma, em que, num soneto, Bilac consegue descrever a intensidade do incêndio, com a escolha de palavras constituídas de fonemas (sons) oclusivos e vibrantes, (raiva,ruir,muralhas, pedra, sopro, esbroa, reverbera, ébrio, mármor, frígio , engrinaldada ), que dão a exata idéia da destruição até apresentar Nero ébrio, cingido por um manto grego, no alto do Palatino,com a suave lira em punho, celebrando, impassível, a destruição de Roma.

O INCÊNDIO DE ROMA

Raiva o incêndio. A ruir, soltas, desconjuntadas,

As muralhas de pedra, o espaço adormecido

De eco em eco acordando ao medonho estampido,

Como a um sopro fatal, rolam esfaceladas..

E os templos, os museus, o Capitólio erguido

Em mármor frígio, o Foro, as erectas arcadas

Dos aquedutos, tudo as garras inflamadas

Do incêndio, tudo esbroa-se partido.

Longe, reverberando o clarão purpurino,

Arde em chamas o Tibre e acende-se o horizonte...

- Impassível, porém, no alto do Palatino,


Nero, com o manto grego ondeando ao ombro, assoma

Entre os libertos, e ébrio, engrinaldada a fronte,

Lira em punho, celebra a destruição de Roma.

b) Em Sarças de Fogo permanece o lirismo, a que se acrescenta agora o sensualismo. Escolhi A Alvorada do Amor, lindíssimo poema que retrata Adão vendo a hesitação e o medo de Eva ao fechar-se a porta do Éden, e convidando-a a viver o amor, a renovar o pecado, longe de Deus. E ao final, os versos que, se não fora arte, nos chocariam pela audácia do poeta diante da majestade e poder de Deus.

A ALVORADA DO AMOR

Um horror grande e mudo, um silêncio profundo

No dia do Pecado amortalhava o mundo.

E Adão, vendo fechar-se a porta do Éden, vendo

Que Eva olhava o deserto e hesitava tremendo,

Disse:

“Chega-te a mim! Entra no meu amor,

E à minha carne entrega a tua carne em flor!

Preme contra o meu peito o teu seio agitado,

E aprende a amar o Amor, renovando o pecado!

Abençoo o teu crime, acolho o teu desgosto,

Bebo-te, de uma em uma, as lágrimas do rosto!

.................................................................

Ah! Bendito o momento em que me revelaste

O amor com o teu pecado, e a vida com o teu crime!

Porque, livre de Deus, redimido e sublime,

Homem fico, na terra, à luz dos olhos teus,

-Terra, melhor que o céu! Homem, maior que Deus! “

c) Em Alma Inquieta, o poeta volta-se para temas ditos filosóficos , tão ao gosto dos parnasianos.Escolhi para exemplificar esta fase o soneto que explica o êxtase da composição até o momento em que, alucinado, o artista vê sua obra concluída e, exausto, pensando ter arrancado do mundo o nada, cai, não ao pé do mundo, mas ao pé de um grão de areia, percebendo a ilusão da vaidade humana.

VANITAS

Cego, em febre a cabeça, a mão nervosa e fria,

Trabalha. A alma lhe sai da pena, alucinada,

E enche-lhe, a palpitar, a estrofe iluminada

De gritos de triunfo e gritos de agonia.

Prende a ideia fugaz; doma a rima bravia,

Trabalha... E a obra, por fim, resplandece acabada:

“Mundo, que as minhas mãos arrancaram do nada!

Filha do meu trabalho! Ergue-te à luz do dia !

Cheia da minha febre e da minha alma cheia,

Arranquei-te da vida ao adito profundo,

Arranquei-te do amor à mina ampla e secreta!

Posso agora morrer, porque vives! “E o Poeta

Pensa que vai cair , exausto, ao pé de um mundo,

E cai - vaidade humana!- ao pé de um grão de areia...

d) Em Viagens encontramos o poema épico O Caçador de esmeraldas , que o próprio Bilac define como “episódio da epopeia sertanista do século XVII”, que narra a chegada dos bandeirantes a terras mineiras, com os paulistas individualizados na figura de Fernão Dias Pais Leme.

Foi em março, ao findar das chuvas, quase à entrada
Do outono, quando a terra, em sede requeimada,
Bebera longamente as águas da estação,
- Que, em bandeira, buscando esmeraldas e prata,
À frente dos peões filhos da rude mata,
Fernão Dias Pais Leme entrou pelo sertão.

e) Em Tarde o poeta é mais descritivo e profundamente nacionalista.São dessa fase Crepúsculo na mata, e Anchieta e Vila Rica, mais nacionalistas. O que mais chama a atenção do leitor de Tarde é a consciência do fim, a proximidade da morte : o crepúsculo do poeta.Escolhi para refletir esta fase o soneto Ciclo , no qual ele associa as fases da vida ao ciclo da vida de uma árvore e ao decorrer do dia.


CICLO


Manhã. Sangue em delírio, verde gomo,
Promessa ardente, berço e liminar:
A árvore pulsa, no primeiro assomo
Da vida, inchando a seiva ao sol... Sonhar!


Dia. A flor - o noivado e o beijo, como
Em perfumes um tálamo e um altar:
A árvore abre-se em riso, espera o pomo,
E canta à voz dos pássaros... Amar!

Tarde. Messe e esplendor, glória e tributo;
A árvore maternal levanta o fruto,
A hóstia da idéia em perfeição... Pensar!

Noite. Oh! Saudade!... A dolorosa rama
Da árvore aflita pelo chão derrama
As folhas, como lágrimas... Lembrar!

f) Em Via láctea temos 35 sonetos marcados por forte lirismo.O lirismo e a temática desses sonetos são responsáveis pela popularidade imediata alcançada pelo poeta. Destaco o de número XIII, em que o poeta supondo o diálogo com um amigo, ensina-o a conversar com as estrelas.

XIII

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-Ias, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto ...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!

Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."

2.3.Obras de Bilac:

1-Poesias:

Poesias ,1888; Poesias Infantis ,1904; Tarde (póstuma ) ,1918.

2-Ensaios e Crítica: Crítica e fantasia, 1906; Conferências literárias , 1906, A defesa nacional, 1917.

3- Crônica: Ironia e Piedade, 1916.

4-Didáticos: Tratado de versificação ( com Guimarães Passos) , 1910; Dicionário de rimas ( com Guimarães Passos ), 1913; Através do Brasil ( com Coelho Neto e Manuel Bonfim ), 1913.

3. CONCLUSÃO

Mas os senhores não pensam que vou encerrar minha fala sem aproveitar a oportunidade e o soneto de Bilac, para reiterar meu amor à Língua Portuguesa.

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: "meu filho!"
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

Bibliografia:

-MONTEIRO, Clóvis. Esboços de História Literária. Livraria Acadêmica.RJ.1961.

-TUFANO, Douglas. Estudos de Literatura Brasileira. Editora Moderna. SP. 1996.

-PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de Época na Literatura. Ediex Gráfica e Editora Limitada.RJ. 1967.

-MORICONE, Ítalo (org. Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século .Objetiva.RJ.2001.

-RODRIGUES, Claufe & MAIA, Alexandra ( org.). 100 Anos de Poesia. Um panorama da poesia brasileira no século XX. Vol I . O Verso Edições.RJ.2001.

-DE NICOLA, José. Literatura brasileira, das origens aos nossos dias. SP. Scipione. 1998.

-NEVES, Antonio.(coord.) Coletânea dos Poetas e Artistas Plásticos de Mesquita. 2009.

Sites: pt.wikepedia.org./wiki OlavoBilac. Acesso 18 e 19 de nov. 2011.

pt.SHVOONG.com.books/biography/vidaemverso/1660732-olavo-bilac-vida-obra. Acesso nov.2011.

WWW.revista.agulha.com.br./bilac html- nov.2011

Mesquita, 29 de novembro de 2011

Zaly B. Machado