A Academia de Letras & Artes de Mesquita (ALAM) esteve presente na cerimônia de comemoração do 113º aniversário de fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL), realizada no dia 20 de julho do corrente ano, no Petit Trianon.Representando a ALAM, estavam os Acadêmicos Jorge Rocha e Glaucio Cardoso.
Na ocasião, os espectadores puderam ouvir a palavra do Acadêmico José Murilo de Carvalho, que brindou os presentes com uma brilhante exposição sobre a história da ABL, enfocando o delicado momento político no qual o Brasil estava imerso na época da fundação da casa máter das letras brasileiras.
No decurso da cerimônia, houve a entrega dos Prêmios ABL referentes ao ano de 2010, cujos contemplados foram:
- Prêmio Machado de Assis: Pelo conjunto da obra para o crítico literário, professor, escritor, ensaísta e filósofo paraense Benedito Nunes.
- Ficção (conto, romance, teatro): Romance "Outra Vida", do escritor carioca Rodrigo Lacerda;
- Infanto-juvenil: livro “Marginal à esquerda”, da escritora e ilustradora mineira Ângela-Lago;
- Tradução: “Pequenas traduções de grandes poetas", do pernambucano Milton Lins;
- Poesia: “A máquina das mãos”, do poeta maranhense Ronaldo Costa Fernandes;
- História/ciências sociais: “Escravismo em São Paulo e Minas Gerais”, de Francisco Vidal Luna, Iraci Del Nero e Herbert S. Klein;
- Ensaio e crítica literária: “O controle do imaginário & a afirmação do romance", do professor e crítico literário maranhense Luiz Costa Lima;
- Cinema: "A erva do rato", de Júlio Bressane e "Hotel Atlântico", de Suzana Amaral.

Nenhum comentário:
Postar um comentário