quarta-feira, 27 de julho de 2011

No dia 26 de julho último, a ALAM-RJ realizou mais uma de suas reuniões culturais, desta vez com a conferência "Tantos a tão poucos - um olhar sobre a Batalha da Inglaterra", proferida pelo Prof. Flávio Rangel.
Físico por formação, Flávio Rangel começou a pesquisar sobre a Segunda Grande Guerra na década de 70, levado pela curiosidade em entender como aquele período foi fundamental para a formação do panorama mundial nos anos seguintes.
Ao enfocar a Batalha da Inglaterra, sua conferência abordou uma das mais míticas de todas as campanhas que compõe o conflito mundial.
Sua fala começou com um rápido panorama do início do conflito mundial, iniciando pela ascenção de Hitler ao poder na Alemanha e de como a guerra se desenrolou até chegar aos céus britânicos. Na sequência, abordou as principais aeronaves envolvidas no conflito, ressaltando o grande papel dos aviões britânicos Hurricane (geralmente esquecidos em função dos Spitfire's). Falou também dos líderes envolvidos na batalha e dos erros cometidos pela Alemanha, sendo o principal deles o uso indevido de suas aeronaves.
Ao analisar a Batalha da Inglaterra, no encerramento de sua conferência, o Prof. Flávio ressaltou a importância de aprender as lições do passado estabelecendo uma comparação entre a mentalidade de Hitler e sua crença na supremacia da Raça Ariana e os recentes atentados ocorridos na Noruega.

Confira algumas imagens: O presidente da ALAM-RJ, Othon Ávila Amaral, dá as boas vindas aos presentes

Prof. Flávio Rangel

Acadêmica Ana Lídia


Acadêmico Antônio Neves


Othon Ávila Amaral e Flávio Rangel










terça-feira, 5 de julho de 2011

ALAM relembra a Batalha da Inglaterra

A Academia de Letras & Artes de Mesquita o Prof. Flávio Rangel que proferirá a conferência "Tantos a tão poucos - um olhar sobre a Batalha da Inglaterra".


Ocorrida em 1940, quando Hitler pôs em ação seu plano de invasão da Inglaterra a partir da França ocupada, a Batalha da Inglaterra envolveu milhares de aviões e homens combatendo nos céus ingleses e acima do Canal da Mancha, representando a primeira grande derrota das forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.


O Prof. Flávio Rangel fará uma breve exposição a respeito dos preparativos e do desenrolar da Batalha da Inglaterra bem como da importância de seu resultado no panorama do conflito mundial.


A conferência do Prof. Flávio ocorrerá dia 26 de julho de 2011, às 19h, na Bilbioteca Municipal Sala de Leitura João Prado (Rua Maria Mendes Vecchi, 149, Centro, Mesquita).


Após a conferência haverá ainda roda de poesia com acadêmicos e convidados.