terça-feira, 28 de setembro de 2010

Uma Leitura de Rachel de Queroz

No dia 28 de setembro de 2010, a Academia de Letras & Artes de Mesquita recebeu em sua Reunião Cultural a Profª Drª Maria Osana de Medeiros Costa, a qual pronunciou a conferência "Uma Leitura de Rachel de Queiroz", uma homenagem merecida à grande dama da literatura brasileira cujo centenário de nascimento comemora-se este ano.
Em sua conferência a Drª Maria Osana abordou os quatro primeiros romances de Rachel, O Quinze (1930), João Miguel (1932), Caminho de pedras (1937) e As três Marias (1939), ressaltando seus aspectos principais cujo eixo principal é o elemento humano.
A conferencista ainda falou de seu convívio com Rachel de Queiroz, da filiação desta ao movimento regionalista que caracterizou a segunda geração do modernismo (30-45), de sua desilusão com o Partido Comunista, que desejava intervir em sua criação artística e de seu gosto pelo ato de narrar.
Confira a seguir algumas imagens do evento.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Rachel de Queiroz no aniversário de Mesquita

A Academia de Letras & Artes de Mesquita realizará sua próxima Reunião Cultural no dia 28 de setembro de 2010, comemorando o aniversário de 11 anos da emancipação de Mesquita.
Em prosseguimento ao
Ciclo de Conferências "A mulher na Literatura Brasileira",
teremos como convidada a Profª Drª Maria Osana de Medeiros Costa, que proferirá a conferência UMA LEITURA DE RACHEL DE QUEIROZ em alusão ao centenário de nascimento da escritora que foi a primeira mulher a ser aceita na Academia Brasileira de Letras.
O evento começará às 19h na já tradicional Sala de Leitura Poeta João Prado, situada na Praça João Luiz do Nascimento (antiga Praça da Telemar), s/nº, em frente à estação de Mesquita.
Estão todos convidados.