terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ana Cristina César - O Sangue de uma Poeta


A Academia de Letras e Artes de Mesquita recebeu neste dia 31 de agosto de 2010 a visita do Prof. Dr. Ítalo Moriconi, como parte de seu ciclo de conferências A Mulher na Literatura Brasileira.
Ítalo Moriconi brindou o público que lotou as dependências da Sala de leitura Poeta João Prado com a conferência "Ana Cristina César - O Sangue de uma Poeta", mesmo título de livro seu publicado em 1996.
Em sua fala, Ítalo abordou o contexto cultural no qual Ana Cristina César produziu sua obra poética, seu apadrinhamento literário por Manuel Bandeira, a dificuldade que sua obra ainda encontra em ser apreendida pelo grande público e a riqueza da poética da autora que deixou o mundo de forma trágica e prematura (A escritora suicidou-se aos 31 anos de idade, em 1983).
Em breve disponibilizaremos a transcrição integral da conferência proferida por Ítalo, bem como das perguntas feitas pelo público.
A composição da mesa e o Prof. Dr. Ítalo Moriconi

O público acorreu em grande número ao evento


O Acadêmico e Poeta João Prado

O Acadêmico e Poeta Jorge Rocha

O Acadêmico e Poeta Antônio Neves


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ítalo Moriconi fala de Ana Cristina César na ALAM


A Academia de Letras & Artes de Mesquita recebe este mês de agosto o Prof. Dr. Ítalo Moriconi como conferencista em seu Ciclo de Conferências "A mulher na Literatura Brasileira".
Ítalo Moriconi é conhecido pela organização de duas grandes antologias literárias: Os cem melhores contos brasileiros do século XX (2000) e Os cem melhores poemas brasileiros do século XX (2001), ambos publicados pela Editora Objetiva. Como ensaísta, Ítalo publicou Como e por que ler a poesia brasileira do século XX (2002), obra fundamental para compreender a poética brasileira do século passado e seus reflexos na poesia atual. Também é poeta reconhecido, campo no qual publicou as obras Léu (1988), A Cidade e as Ruas (1992), Quase Sertão (1996) e História do Peixe (2001). É professor do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atual diretor da EdUERJ. Em 2005 atuou como professor visitante na Leiden University (Holanda), sendo titular da Cátedra de Estudos Brasileiros (Veja o currículo completo clicando aqui).
Sua Conferência na ALAM intitula-se Ana Cristina César: o sangue de uma poeta, mesmo título de livro de sua autoria publicado em 1996, sobre a vida e obra de uma das mais relevantes escritoras da geração mimeógrafo (ou poesia marginal) da década de 70. Crítica e tradutora, morreu tragicamente atirando-se da janela de um edifício aos 31 anos de idade.
A conferência de Ítalo Moriconi acontecerá dia 31 de agosto (última terça-feira do mês), às 19h na Sala de Leitura Poeta João Prado (Praça João Luiz do Nascimento, s/nº, Centro de Mesquita).
Após a conferência (como já é de costume) haverá roda de leitura com poetas da ALAM e convidados.
Ana Cristina César
(1952-1983)